Notícias

Estudantes da Licenciatura em Matemática podem se inscrever para o Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes bolsistas e voluntários que queiram participar do Programa, no período de 21/06 a 06/07/2018. Estão aptos à seleção licenciandos regularmente matriculados no Curso de Licenciatura em Matemática do campus Salvador, que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período. A duração da Residência Pedagógica será de 18 meses com bolsa no valor de R$ 400 mensais.

Maiores informações sobre o Programa e critérios de seleção, confira no Edital.

Biênio da Matemática Brasil

Dois anos de eventos e ações que colocarão a Matemática, Ciência e Tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do país e o desenvolvimento humano. Nesse período, o país sediará pela primeira vez a Olimpíada Internacional da Matemática IMO 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos ICM 2018, o mais importante evento do mundo voltado à disciplina. A agenda positiva se destina a um público amplo, desde estudantes, professores, pesquisadores e renomados cientistas até o público em geral. Todos serão convidados a vivenciar experiências enriquecedoras no mundo da Matemática. Conheça as ações promovidas em

Alunos da Licenciatura em Matemática são destaque em Concurso Público

Além de obtermos nota 4 na avaliação do MEC – Ministério da Educação na avaliação dos cursos superiores no Brasil, nossos alunos e ex alunos têm se destacado cada vez mais. Na primeira fase do concurso para professor efetivo do Estado da Bahia, dois de nossos alunos ficaram entre os primeiros colocados. FRANCILEIDE SANTANA DOS SANTOS em primeiro lugar e JAMILE CECI DOS SANTOS ROCHA em segundo lugar para o polo de Salvador. Além delas duas, tiveram outros aprovados, também, em ótimas colocações: CARLOS BRUNO DE JESUS OLIVEIRA, PEDRO LEONARDO FERNANDES DOS SANTOS e RAYMUNDO BASTOS LIMA NETO

Acontece no IFBA o Curso “Libras para Sala de Aula de Matemática”

Pensando nas “n” formas de ampliar o espaço educacional em que as práticas inclusivas são colocadas, o sub-grupo do PIBID em matemática elaborou um projeto e deu início a um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) voltado para professores do curso de matemática e estudantes dos cursos de licenciatura, lembrando que os alunos dos cursos de licenciatura já possui na sua matriz curricular a disciplina de Libras como obrigatória como previsto em lei, ou seja, esse curso é adicional a fim de aprimorar suas práticas na língua.

Em parceria com o Departamento de Línguas Estrangeiras (DALE), do IFBA, campus Salvador, o curso é coordenado pela Supervisora do PIBID, Profª Anete Cardoso junto com o Professor de LIBRAS, Erivaldo Marinho e foi construído a partir das demandas levantadas e discutidas nas nossas reuniões do PIBID, acerca das dificuldades inerentes ao exercício da docência em matemática, principalmente no que tange ao aspecto da comunicação matemática entre professor de matemática – estudante surdo – intérprete.

• Onde acontece? Na Sala do LEMAT ao lado da Coordenação de Matemática no Bloco B – Térreo.
  • Qual os dias e Horário? O curso acontece todas as quintas-feiras das 16:30 às 18:40 hs.