Metodologia da Pesquisa do Ensino da Matemática

  • Carga Horária Total: 30h
  • Crédito Total: 02
 EMENTA:

Paradigmas de pesquisa e produção do conhecimento: as bases epistemológicas da aprendizagem em matemática, obstáculos epistemológicos e obstáculos didáticos no ensino da matemática. O ensino de matemática e as metodologias de pesquisa. Planejamento da pesquisa: etapas básicas do projeto de pesquisa. 

OBJETIVOS: 

 Resgatar do aluno a capacidade de pensar, ou seja, passar de um nível espontâneo para um nível reflexivo.
 Aprender a arte da leitura, da análise e interpretação de textos.
 Aprender a fazer, ou seja, colocar o estudante em um movimento histórico em que o presente assume continuamente uma instância crítica em relação ao passado.
 Conhecer as normas acadêmicas de elaboração e escrita de trabalhos.
 Analisar pesquisas assim como as suas etapas.
 Elaborar projeto de pesquisa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BICUDO, M. A. V. (Org). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perpesctivas. São Paulo: Editora da UNESP.
PAIS. Luis Carlos. Ensinar e Aprender Matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
SEVERINO. Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Editora Cortez.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ, Marli e LÜDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
ESPASANDIN, C. L. & muniz, M. I. S. (Org). O Processo de Avaliação Nas Aulas de Matemática. São Paulo: Mercado das Letras.
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ª ed. São Paulo: Atlas.
NACARATO, A. M & PAIVA, M. A. V (Org). A Formação do Professores ensina Matemática: perspectivas e pesquisa. Belo Horizonte. Autêntica.
WELLER,Wivian, PFAFF,Nicolle. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes.

Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

MAT239 – Metodologia da Pesquisa do Ensino da Matemática 


Comments & Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *