Libras

 
  • Carga Horária Total: 30h
  • Crédito Total: 02
 
EMENTA:

Estudo da língua enfocando os aspectos socioculturais e linguísticos do surdo. Discussão e análise das especificidades educacionais do sujeito Surdo. Estudo das características linguísticas da LIBRAS: Elementos que constituem os sinais. Noções sobre a estrutura e escrita da Libras. A língua em uso em contextos cotidiano de comunicação.

 
OBJETIVOS: 
– Geral: 

Estudo da língua enfocando os aspectos socioculturais e linguísticos do surdo. Discussão e análise das especificidades educacionais do sujeito Surdo. Estudo das características linguísticas da LIBRAS: Elementos que constituem os sinais. Noções sobre a estrutura e escrita da Libras. A língua em uso em contextos cotidiano de comunicação.

-Específicos: 
  • Desmistificar ideias indevidamente associadas às línguas de sinais e às pessoas Surdas;
  • Compreender os aspectos e implicações fisiológicos, históricos, sociais, políticos, linguísticos e pedagógicos da surdez;
  • Compreender os principais aspectos da Língua Brasileira de Sinais – Libras, língua oficial da comunidade surda brasileira, contribuindo para a inclusão educacional dos alunos surdos.
  • Compreender o uso da LIBRAS em situações básicas cotidianas.
  • Utilizar vocabulário e estruturas da Libras adequadas às situações do cotidiano.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAPOVILLA, F.C., RAPHAEL, W.D. e MAURÍCIO, A. C. L. NOVO DEIT-LIBRAS: Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (Libras) baseado em Linguística e Neurociências Cognitivas. São Paulo: EDUSP.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa? : crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
QUADROS, Ronice Müller. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma Gramática de Línguas de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
FELIPE, Tanya; MONTEIRO, Myrna S. Libras em contexto: curso básico : livro do estudante. Brasília: MEC.
FERNANDES, Eulalia. Surdez e Bilingüismo. 2. ed. Porto Alegre: Mediação.
QUADROS, Ronice Müller de. E KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed.
SACKS, Oliver W. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras.

 Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

LET112 – Libras

Comments & Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *