Laboratório de Ensino em Matemática

• Crédito Total: 02

Estudo de conteúdos da Matemática abordados nos Ensinos Fundamental e Médio, através do uso de materiais concretos, a fim de propor uma alternativa metodológica para o ensino – aprendizagem.

OBJETIVOS:
  1. Fornecer ao estudante experiência com Laboratório de Ensino de Matemática por intermédio de estudos de tópicos sobre Matemática e confecção de Modelos concretos.
  2. Incentivar o estudante a criar materiais e/ou estratégias que favoreçam a aprendizagem de Matemática

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIMA, Elon Lages. A Matemática no Ensino Médio, vols 1, 2 e 3. Coleção do professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM.
LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados.
VASCONCELOS, E.,ANDRADE, E. et al. Sólidos & Superfícies: construção de modelos concretos.Salvador: EdUFBA.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CORREIA DE SÁ, C. & ROCHA, J. Treze Viagens pelo Mundo da Matemática. Coleção do professor de matemática. Rio de Janeiro: SBM.
LIMA, E. L. Coordenadas no Plano. Rio de Janeiro: SBM.
LIMA, E. L., Carvalho, P. P. C., Wagner, E., MORGADO, A. C. Temas e Problemas Elementares. Rio de Janeiro: SBM.
PONTE, J. P., BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica.
VASCONCELOS, E. V. et all. Sólidos e Superfícies:construção de modelos concretos. Salvador: EDUFBA

MAT245 – Laboratório de Ensino em Matemática