Estágio Supervisionado em Matemática III

• Crédito Total: 06

Experiências em educação matemática na sala de aula e o ensino relacionado a pesquisa. O exercício docente na formação do professor de matemática. A observação e o diagnóstico da realidade escolar no Ensino Médio. Conhecimento do planejamento e projeto pedagógico da Escola no Ensino Médio. Observação do espaço escolar e da sala de aula de docência no Ensino Médio. Elaboração do projeto de estágio. Prática reflexiva em turmas do Ensino Médio. Avaliações institucionais e externas. Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação, o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional.

OBJETIVOS:

 Dar ênfase à análise reflexiva da prática, por meio de observação em salas de aula de Matemática, em classes do Ensino Médio.
 Analisar as formas de organização didática, assim como refletir sobre a importância e a escolha de diferentes tipos de orga nização didática tais como: projetos de trabalho, seqüências didáticas, entre outras.
 Analisar os princípios e os critérios para seleção e organização dos conteúdos matemáticos, assim como os contextos de interdisciplinaridade, as formas usadas pelo professor no sentido de levantar e utilizar os conhecimentos prévios dos alunos.
 Analisar a da incorporação de algumas tendências em Educação Matemática, tais como a resolução de problemas, a história da matemática, os recursos tecnológicos.
 Analisar as avaliações institucionais e externas.
 Articular as atividades de estágio, associadas às atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação, o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) – Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Brasília: MEC.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. Brasília.
LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: SBM
MIGUEL, A. e MIORIM, M. A. História da Matemática: propostas e desafios. São Paulo: Autêntica
DANTE, L. R. A Matemática do Ensino Médio. São Paulo: Ática
VEIGA, Ilma Passos Alencar (org.). Técnicas de Ensino: Por que não?São Paulo: Papirus.

MAT243 – Estágio Supervisionado em Matemática III