Metodologia e Prática do Ensino da Matemática II

 
  • Carga Horária Total: 60h
  • Crédito Total: 04
 
EMENTA:

Pesquisas nacionais e internacionais: contribuições e contextualizações para o ensino de matemática. O pensamento contemporâneo. O currículo da Matemática sob a perspectiva da Modelagem Matemática, História da Matemática, Etnomatemática e TIC.  Propostas Interdisciplinares e Transdisciplinares. Documentos nacionais e internacionais de Educação: articulações e contribuições.

OBJETIVOS: 

– Identificar a importância do ensino da Matemática para a formação crítica da cidadania.
– Discutir sobre conteúdos e métodos para o ensino da Matemática hoje.
– Elaborar atividades/metodologias para o ensino de Matemática, viável ao uso em sala de aula, corroborando as discussões contempladas nos objetivos anteriores.
– Articular o que propõe os documentos de Educação com ações e propostas que possam ser tilizadas em sala de aula

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BASSANEZZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo. Editora Contexto.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte. Autêntica.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica – A questão da democracia. Campinas. Papirus.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BORBA, Marcelo de C. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
DAVID, M. M. [ET AL.]. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
FIORENTINI, D. Investigação em Educação Matemática.- Percursos teoricos e metodológicos. Campinas. Autores Associados.
MEYER, J. F. da C. A. [ET AL.]. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
MORAES FILHO, D. C.. Um convite à matemática. Rio de Janeiro: SBM.

Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

MAT236 – Metodologia e Prática do Ensino da Matemática II