Estágio Supervisionado em Matemática I

 
  • Carga Horária Total: 90h
  • Crédito Total: 06
 
EMENTA: 

Conhecimento do planejamento e projeto pedagógico da Escola no Ensino Fundamental do 6º ao 9º anos. Observação do espaço escolar. Observação da sala de aula de docência no Ensino Fundamental de 6º ao 9º anos. Elaboração do projeto de estágio. Diretrizes para elaboração do projeto de estágio. Prática reflexiva em turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

OBJETIVOS:  
  • Oportunizar a análise reflexiva da prática, por meio de observação em salas de aula de Matemática, em classes do Ensino Fundamental.
  • Favorecer a compreensão da realidade escolar, do professor e do aluno.
  • Analisar as formas de organização didática, assim como refletir sobre a importância e a escolha de diferentes tipos de organização didática tais como: projetos de trabalho, seqüências didáticas, entre outras.
  • Analisar os princípios e os critérios para seleção e organização dos conteúdos matemáticos, assim como os contextos de interdisciplinaridade, as formas usadas pelo professor no sentido de diagnosticar e utilizar os conhecimentos prévios dos alunos.
  • Analisar a incorporação de algumas tendências em Educação Matemática, tais como a resolução de problemas, a história da matemática, os recursos tecnológicos.
  • Analisar as avaliações institucionais e externas.
  • Articular as atividades de estágio, associadas às atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação, o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional. 
  • Possibilitar a compreensão, reflexão e posicionamento crítico sobre fatores presentes na atividade docente.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: Ensino Fundamental/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade, Teoria Prática. São Paulo: Cortez.
PIMENTA, S. G. Estágio e Docência.São Paulo: Cortez.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BORBA, Marcelo de C. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
BRASIL – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional– LDB 9394/96. Brasília.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF
LIMA NETO, S. Construções Geométricas. Rio de Janeiro. SBM
VEIGA, Ilma Passos Alencar (org.). Técnicas de Ensino: Porque não? São Paulo, Papirus 13ª Edição.

 

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MAT241 – Estágio Supervisionado em Matemática I