Avaliação da Aprendizagem


  • Carga Horária Total: 30h
  • Crédito Total: 02

 

EMENTA:

Pressupostos epistemológicos, históricos e filosóficos da avaliação do processo ensino aprendizagem. Avaliação formativa e crítica. Metodologia e instrumentos utilizados na avaliação. A ética do avaliador.

 

OBJETIVO(S): 

  • Conhecer as concepções qualitativas e quantitativas de avaliação educacional.
  • Identificar os diferentes instrumentos de avaliação.
  • Refletir sobre as práticas de avaliação da aprendizagem no Ensino de Matemática.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEMO, Pedro. Educação, Avaliação Qualitativa e Inovação I. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira.
HOFFMANN,J.; ESTEBAN, M. T. (orgs.) Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 3. ed. Porto Alegre: Mediação.
LUCKESI Cipriano – Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AQUINO, Julio Groppa (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 6. ed. São Paulo: Summus.
ESTEBAN, M.T. Escola Currículo e avaliação. São Paulo: Cortez.
HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (orgs.) Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. 3. ed. Porto Alegre: Mediação.
SACRISTÁN, J. Gimeno, GÓMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4ed. Porto Alegre: Artmed.
SILVA, JANSSEN FELIPE DA; HOFFMANN, J.; ESTEBAN, M. T. (orgs.) Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo.3. ed. Porto Alegre: Mediação.

Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

EDU157 – Avaliação da Aprendizagem