Sociologia da Educação


  • Carga Horária Total: 60h

  • Crédito Total: 04

 

EMENTA:

Fundamentos da Sociologia da Educação e suas relações com a mesma. A educação como fato social, processo social e reprodução de estruturas sociais. Dinâmica do comportamento sócia. A escola e sua inscrição no contexto da sociedade brasileira. A produção das desigualdades sociais e a desigualdade de oportunidades educacionais. Formas de seleção e organização dos conhecimentos escolares na perspectiva das relações étnicas. Conexões entre processos culturais e educação. Questões atuais que envolvem a relação educação e sociedade.

 

OBJETIVO(S): 

  • Compreender a importância da filosofia na formação da mentalidade ocidental.
  • Relacionar criticamente filosofia e educação.
  • Compreender alguns fundamentos teóricos que dão origem a práticas pedagógicas.
  • Estabelecer parâmetros críticos sobre nossas próprias práticas docentes enquanto educadores.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. São Paulo: Ed. Presença/Martins Fontes.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 12ª ed. São Paulo: Melhoramentos.
NOGUEIRA, Maria Alice & NOGUERIA, Claudio. Bourdieu e a Educação. São Paulo: Ed. Autêntica.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FILLOUX, Jean-Claude. Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.
GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação. São Paulo: Ed. Corte/Autores Associados.
MARX, K.: Manuscritos Econômico-Filosóficos. Lisboa: Edições 70
ORTIZ, R. A Sociologia da Pierre Bourdieu. São Paulo: Ed. Olho D’água.
RODRIGUES, J. A. Durkheim. São Paulo: Ed. Ática. Col. Grandes Cientistas Sociais.

 Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

EDU158 – Sociologia da Educação