Metodologia e Prática do Ensino da Matemática I

  • Carga Horária Total: 60h
  • Crédito Total: 04

 

EMENTA:

Espaço para reflexão, discussão e problematização de temas inerentes ao currículo da Matemática sob a perspectiva de algumas Tendências em Educação Matemática: Investigação Matemática, Resolução de Problemas e Jogos/Materiais Manipuláveis. Estudo, análise e articulações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio e das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio em consonância com as Tendências em Educação Matemática. Avaliação e análise de materiais didáticos e propostas curriculares. Construção do planejamento de aulas e de curso, assim como a elaboração e aplicação de atividades pedagógicas para o ensino de Matemática.

OBJETIVO:

– Elucidar e compreender as principais vertentes metodológicas do ensino de matemática, bem como apresentar e refletir
sobre algumas tendências em Educação Matemática.
– Analisar as ideias contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´S) e discuti- las sob o âmbito da sala de aula. 
– Avaliar e construir propostas de trabalho para as aulas de matemática, bem como elaborar planejamentos de aulas e de
cursos voltados para o ensino fundamental.
– Apresentar propostas de atividades e atuar em ensaios práticos e metodológicos direcionados ao ensino em sala de
aula.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. (3º e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica.
BICUDO, M. A. V. (Org). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 

BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (Org). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática.2. ed. ampl. e rev. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (Coleção Tendências em educação matemática).
SKOVSMOSE, Olé. Educação Matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus
ABREU MENDES, Iran. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio).Brasília: MEC, 2000.
ABREU MENDES, Iran. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência.

 

Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

MAT235 – Metodologia e Prática do Ensino da Matemática I