Filosofia da Educação


  • Carga Horária Total: 60h

  • Crédito Total: 04

 

EMENTA:

Fundamentos da Filosofia e suas relações com a Educação. A filosofia antiga e sua implicação no processo de formação do ser humano. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O homem e suas relações com o mundo. Democracia e Educação. A Práxis educativa contemporânea.

 

OBJETIVO(S): 

  • Compreender a importância da filosofia na formação da mentalidade ocidental.

  • Relacionar criticamente filosofia e educação.
  • Compreender alguns fundamentos teóricos que dão origem a práticas pedagógicas.
  • Estabelecer parâmetros críticos sobre nossas próprias práticas docentes enquanto educadores.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GHIRALDELLI Jr., Paulo, Filosofia da Educação, Rio de Janeiro, DP&A.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação.São Paulo: Paz e Terra.
AGOSTINHO, Santo. Confissão: De magistro. São Paulo: Abril Cultural.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Ed. Cortez.
VEIGA-NETO. Alfredo. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica.

Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

EDU154 – Filosofia da Educação