Didática


  • Carga Horária Total: 60h
  • Crédito Total: 04

 

EMENTA:

A Didática no seio das teorias pedagógicas. Tendências Pedagógicas Liberais (Tradicional, Progressivista, Não-Diretiva e Tecnicista). Tendências Pedagógicas Progressistas (Libertadora, Libertária, Crítico-Social dos Conteúdos, Sociointeracionista). Planejamento de ensino: perspectiva crítica, estratégias, etapas para elaboração. Saberes, competências e atitudes docentes. Competências didáticas para o trabalho docente. Procedimentos didáticos: elementos para o planejamento de ensino. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Interdisciplinaridade. Métodos e técnicas de ensino. Utilização adequada dos recursos instrucionais.

 

OBJETIVO(S): 

  • Conhecer a natureza do objeto da didática, refletindo sobre o processo de construção de conhecimento, das novas formas de ensinar e aprender e o processo de construção da identidade profissional.
  • Analisar as relações entre a sociedade, os pressupostos educacionais, a práxis pedagógica e a escola contemporânea.
  • Refletir a respeito da prática pedagógica docente.
  • Compreender a importância e os tipos de planejamento na prática pedagógica.
  • Identificar os elementos do planejamento pedagógico relacionando às novas formas de ensinar e aprender.
  • Discutir o conceito de tecnologia e como as tecnologias da informação e comunicação estão inseridas nos processos educacionais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de, GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez.

FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 8 ed. Campinas: Papirus

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

CANDAU, Vera Maria.(Org.). Rumo a uma nova didática. 14 ed. Petrópolis: Vozes.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Práxis. 5. ed, São Paulo: Cortez

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e as alterações no espaço e tempos de ensinar e aprender. In: Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília (Orgs.). As dimensões do projeto políticopedagógico: novos desafios para a escola. 9. ed. Campinas, SP: Papirus.

ZABALA, Antonio. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.

Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

EDU156 – Didática