Psicologia da Educação


  • Carga Horária Total: 30h

  • Crédito Total: 02

EMENTA:

Paradigmas da Psicologia e suas relações com a Educação, no que tange ao processo ensino-
aprendizagem. Teorias e abordagens do processo ensino-aprendizagem (Inatismo e empirismo, Humanística, Comportamental, Cognitiva e sócio-interacionista): implicações na prática educativa. Contextos culturais de aprendizagem e a escolarização formal. A psicologia da aprendizagem e a práxis pedagógica.

OBJETIVO(S): 

  • Apresentar ao discente elementos introdutórios de psicologia e de psicologia da educação.
  • Apresentar as principais concepções da psicologia sobre aprendizagem, desenvolvimento e educação. Introduzir o estudo dos principais temas da psicologia da educação. Refletir sobre questões e problemas atuais da educação, sob a perspectiva psicológica e psicossocial.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

PATTO, M. H. S. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo
SALVADOR, César Coll et al. Psicologia do ensino. Porto Alegre: Artmed
VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AQUINO, Julio Groppa (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. 6. ed. São Paulo: Summus
FARREL, Michael. Dificuldades de aprendizagem moderadas, graves e profundas: guia do professor. Porto Alegre: Artmed
MACHADO, A. M. (et. al.). Educação especial em debate. São Paulo: Casa do Psicólogo.
MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisível: crianças que não aprendem na escola. Campinas: Mercado das Letras.
REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes.

Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

EDU155 – Psicologia da Educação