Fundamentos de Matemática I

  • Carga Horária Total: 60h
  • Crédito Total: 04

 EMENTA:

Construção dos conjuntos numéricos valorizando a abordagem histórica: Naturais, Inteiros, Racionais, Irracionais, Reais e  Complexos.

OBJETIVO(S): 

-Geral: 

1. Definir os Conjuntos Numéricos, levando em conta o rigor Matemático.
2. Conhecer os principais resultados e noções associados a cada conjunto numérico (operações, propriedades e
relação de ordem)

– Específicos:

1. Apresentar e discutir a História dos conjuntos numéricos e sua importância para o ensino da Matemática.
2. Escrever corretamente a linguagem da teoria dos conjuntos e sua terminologia.
3. Definir o Conjunto dos números Naturais, através dos axiomas de Peano.
4. Construir os números inteiros, racionais, reais e complexos a partir do conjunto dos números naturais.
5. Definir o conjunto dos números irracionais.
6. Identificar as relações entre os conjuntos numéricos, demonstrando-as através de diagramas.
7. Demonstrar teoremas, utilizando o Princípio da Indução Finita.
8. Ministrar uma aula de um conteúdo Matemático relacionado a disciplina e não discutido em sala.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FERREIRA, J. A construção dos Números. Segunda Edição. Rio de Janeiro. SBM
HEFEZ, A. Aritmética. Rio de janeiro. SBM.
MUNIZ NETO, A. C. Tópicos de Matemática Elementar, Vol 1. Combinatória. Rio de Janeiro: SBM.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AABOE, A. Episódios da História Antiga da Matemática. Rio de Janeiro: SBM.
FIGUEIREDO, D. G. Números Irracionais e Transcendentes. Rio de Janeiro: SBM.
MARQUES, D. Teoria dos números transcendentes. Rio de janeiro: SBM.
MOREIRA. C.G.T.A. Tópicos da Teoria dos Números. Rio de Janeiro. SBM.
MUNIZ NETO, A. C. Tópicos de Matemática Elementar, Vol 5. Combinatória. Rio de Janeiro: SBM.

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 MAT232 – Fundamentos de Matemática I