História da Educação


  • Carga Horária Total: 60h
  • Crédito Total: 06

 

EMENTA:

Estudo da educação e seu processo histórico de formação nas sociedades, priorizando: as práticas culturais de educação, seus usos e significados. Especial atenção para as instituições formativas tendo como objeto de análise os currículos, os métodos e suas concepções. Compreender a trajetória histórica das identificações da formação cultural/educacional brasileira e as funções assumidas pela educação na complexa interação entre sociedade, educação e formação do estado brasileiro.

OBJETIVO(S): 

Geral:

  • Compreender os desdobramentos dos fenômenos históricos da vida em sociedade sua relação/formação com a educação.


Específicos:

  • Analisar a historicidade da educação tendo com recorte as instituições, as práticas culturais existentes e suas concepções para a formação humana.
  • Compreender como as idéias pedagógicas estão relacionadas com o processo de construção da identidade da profissão docente, do educando e formação cultural na sociedade. 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALGEBAILE, Eveline. O novo ciclo de expansão. In: Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Lamparina.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Unesp.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2011.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução Renato da Silverira, Salvador: EDUFBA.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação. 13. ed. São Paulo: Cortez.
TEIXEIRA, Anísio. Educação e mundo moderno. Rio de Janeiro: UERJ.

Clique no link abaixo para ver o programa da disciplina.

EDU150 – História da Educação


Comments & Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *