Comunicação e Informação

• Crédito Total: 04

Estuda a Língua Portuguesa como elemento primordial da comunicação oral e escrita, entendendo-a como mecanismo básico para decifrar os signos informativos concernentes aos diversos tipos de linguagens utilizados na contemporaneidade.

OBJETIVO(S):

Geral: norma culta da língua materna

• Reconhecer a importância da Língua Portuguesa (falada e escrita) para a comunicação e as relações do ser humano.

Específicos:

• Usar a Língua padrão para uma melhor atuação profissional e social
  • Empregar, conscientemente, a linguagem verbal, exercitando o senso crítico quanto às exigências da norma culta padrão.
  • Compreender a diversidade linguística, na perspectiva de entendê-la enquanto fenômeno sócio-cultural contemporâneo em diversos gêneros textuais, inclusive os digitais.
  • Ler, compreender e interpretar textos de diversas tipologias, inclusive acadêmicos.
  • Produzir textos de diversas tipologias, inclusive acadêmicos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CINIRA, Lindley e CUNHA, Celso. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristóval. Prática de texto: língua Portuguesa para nossos Estudantes Universitários. Petropólis, Vozes.
NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática contemporânea da língua portuguesa. 11. ed. São Paulo: Scipione.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Tradução Diogo Mainardi, 2ª reimpressão, São Paulo:Companhia das Letras.
CAPRA, Fritjof. O tao da física.São Paulo: Cultrix
CARROL, Lewis. Alice no país das maravilhas.Tradução Nicolau Sevcenko, Ilustrações Luiz Zerbini, 2a reimpressão, São Paulo: Cosac Naify.
HAWKING, Stephen. Uma breve história do tempo. Rio de Janeiro: Rocco.
TAHRAN, Malba. O homem que calculava. 79. ed., Ilustrações Thais Linhares, Rio de Janeiro-São Paulo: Record.

LET111 – Comunicação e Informação